Movimentos oculares durante a leitura
Autores
Anne Castles, Elisabeth Beyersmann, Erik D. Reichle, Lili Yu, Rauno Parrila, Signy Wegener
Jovens revisores
Ariel, Ayden, Nate e Serena, Nabhanya, Vandya

Resumo
Palavras escritas estão por toda parte. Aprender a ler é uma das principais tarefas dos nossos primeiros anos escolares, e a capacidade de ler abre um mundo de possibilidades – podemos absorver-nos em histórias, lembrar-nos de informações importantes e aprender coisas novas. Mas poucos de nós pensamos sobre o que realmente estamos fazendo enquanto lemos. Mover os olhos é essencial para a leitura. Por exemplo, para ler esta frase, você provavelmente começou olhando para a primeira palavra antes de mover os olhos para cada palavra por vez.
O tempo todo, você trabalha duro para reconhecer e compreender cada palavra. Neste artigo, você aprenderá por que os movimentos dos olhos são uma parte necessária da leitura, como são medidos, o que dizem aos cientistas sobre o que está acontecendo na mente durante a leitura e como os movimentos mudam à medida que as crianças se tornam adultas.
Ler é uma façanha incrível. Quando você olha para a escrita, você é capaz de transformar marcas em uma página em linguagem – palavras que você pode dizer e compreender. Ao ler, você deve mover os olhos de uma palavra para outra. Os movimentos oculares são muito interessantes para os cientistas porque nos dizem muito sobre o que torna as palavras fáceis ou difíceis de ler e compreender. Quando terminar de ler este artigo, você deverá saber muito mais sobre por que e como você move seus próprios olhos durante a leitura.
Por que precisamos mover os olhos enquanto lemos?
Quando você olha para uma palavra, ela cai em uma pequena área no centro da sua visão. Essa parte intermediária da sua visão é chamada de fóvea – pequena área no meio da visão do leitor que permite que ele veja claramente. (Figura 1). Você depende desta parte da sua visão quando lê, porque esta é a única área onde você vê as coisas com muita clareza. As áreas à esquerda e à direita do ponto que você está olhando são chamadas de parafóvea. A área à esquerda e à direita da fóvea. As letras na parafóvea ficam um pouco borradas, mas ainda podem ser úteis durante a leitura. Mais longe do ponto que você está olhando é chamado de periferia – a área além da parafóvea. As informações nesta área são muito embaçadas e não são realmente úteis durante a leitura [1]. Como a parte clara (chamada área foveal) da sua visão é muito pequena, você deve mover os olhos para ler palavras e frases longas.

A criança está olhando para a palavra “gato”, que fica na parte central de sua visão (a fóvea), onde ela pode ver essa palavra claramente. Quanto mais longe as palavras estão de onde a criança está olhando, menos claras elas se tornam. A parafóvea contém as palavras à esquerda (“cansado”) e à direita (“dormiu”) da fóvea. A periferia abrange o resto das palavras da frase.
Você pode sentir seus olhos se moverem?
Os movimentos oculares são chamados sacadas, que são os movimentos oculares curtos e espasmódicos que permitem que os olhos se movam de um ponto a outro e acontecem tão rapidamente que as pessoas geralmente não os notam. Cada sacada é seguida por um período de tempo em que os olhos ficam bastante imóveis. Ao ler esta frase, preste atenção em como é mover os olhos. Agora volte e procure a palavra “atenção”.
Como você sentiu seus olhos enquanto você procurava? Seus olhos pareciam estar se movendo suavemente ou você sentiu seus olhos fazendo movimentos de parar e recomeçar enquanto tentava encontrar a palavra que procurava? Se você sentiu seus olhos fazendo movimentos de parar e começar, então você estava sentindo as sacadas que seus olhos faziam enquanto você lia. Quando você olha para algo, dizemos que você está “fixando”, que é o nome dado ao período de tempo entre as sacadas, quando os olhos param de se mover. Você só pode ler palavras quando você as fixa.
Como os movimentos oculares são medidos?
Os movimentos oculares são medidos com rastreadores oculares, que são câmeras de vídeo especiais. A câmera de rastreamento ocular é colocada sobre a mesa em frente ao leitor, logo abaixo da tela do computador (Figura 1). Os apoios para o queixo e a testa são frequentemente usados para manter a cabeça do leitor o mais imóvel possível. A câmera de vídeo de rastreamento ocular tira de 1.000 a 2.000 fotos do olho a cada segundo.
O computador encontra rapidamente reflexos de luz nos olhos do leitor para descobrir para onde a pessoa está olhando e por quanto tempo. Os rastreadores oculares são muito precisos. Eles sabem para onde o leitor está olhando entre uma ou duas letras. Eles também podem medir quanto tempo um leitor olha para uma palavra, com precisão de alguns milésimos de segundo.
Por que estudar os movimentos oculares durante a leitura?
Olhar para uma palavra permite que o leitor absorva novas informações, portanto, o tempo que uma pessoa olha para as palavras durante a leitura é importante – pode mostrar quão fácil ou difícil é para a pessoa ler aquela palavra. Quando uma palavra é difícil de ler, o leitor olhará para ela por mais tempo do que para uma palavra fácil de ler. Palavras difíceis (e palavras longas) são analisadas com mais frequência do que palavras fáceis. Você pode olhar para uma palavra difícil duas ou três vezes antes de passar para a próxima palavra, ou pode voltar para dar uma nova olhada na palavra difícil depois de terminar de ler a frase.
Como os movimentos oculares são tão bons para informar aos cientistas quando a leitura fica difícil, podemos alterar partes de um texto escrito para explorar as razões pelas quais a leitura de palavras e frases pode ser fácil ou difícil. A Figura 2 dá alguns exemplos de coisas que tornam os movimentos dos olhos mais curtos ou mais longos.

Quais tipos de movimentos oculares acontecem durante a leitura?
Fixações
Uma fixação é o tempo que um leitor passa olhando para uma palavra. Cerca de 75–85% das palavras de uma frase são fixadas pelo menos uma vez durante a leitura (Figura 3). Os tempos de observação são medidos em milissegundos porque as fixações durante a leitura são bastante curtas. Um milissegundo é igual a 1/1.000 de segundo. Para adultos, as fixações podem ser tão curtas quanto 60 ms ou tão longas quanto 800 ms. A maioria das fixações dura em torno de 225–250 ms [2]. Isso é cerca de um quarto de segundo!

Os círculos são períodos de tempo em que os olhos fixam uma palavra. As setas são sacadas, mostrando a direção em que os olhos se movem, começando à esquerda com a palavra “O”. Uma palavra (“todo”) não é fixada de forma alguma. A maioria das palavras é fixada uma vez. Uma palavra (“malhado”) é fixada três vezes – as duas primeiras fixações são na letra “m” e depois entre as letras “a” e “l”. A terceira fixação é uma regressão, em que o leitor move o olhar para trás, retornando à palavra a partir de uma parte posterior da frase.
Salto de palavras
Nem todas as palavras são fixadas. Cerca de 15–25% nunca são olhadas durante a leitura. Quando isso acontece, é chamado de salto de palavra. Uma palavra é pulada durante a leitura quando não está fixada. O salto acontece com mais frequência quando as palavras são curtas ou muito comuns. Também acontece quando o leitor espera ver a palavra. Palavras como “o”, “a”, “um” e “uma” são frequentemente ignoradas [3].
Direção de leitura
O olhar do leitor geralmente avança em uma frase. Em Português, isso significa que os olhos se movem da esquerda para a direita. Em árabe, que é escrito com as palavras indo da direita para a esquerda, os olhos se movem da direita para a esquerda. Às vezes, os olhos se movem para trás em uma frase. Retroceder em uma frase permite ao leitor dar uma nova olhada nas palavras pelas quais já passou. Esses movimentos oculares para trás são chamados de regressões. Movimentos oculares para trás (da direita para a esquerda, em português) que permitem ao leitor reler partes difíceis de uma frase. Os movimentos oculares para trás acontecem cerca de 10–15% das vezes. Os cientistas acham que isso acontece quando o leitor não entende uma palavra ou frase na primeira vez, então olham para trás para reler a parte difícil. A releitura diz aos cientistas onde estão as palavras complicadas.
Será que crianças e adultos fazem movimentos oculares semelhantes?
Crianças e adultos movem os olhos de maneira diferente durante a leitura [4]. As crianças leem mais devagar que os adultos. Por exemplo, crianças de 7 a 8 anos leem cerca de 95 palavras por minuto. Crianças de onze a doze anos leem cerca de 210 palavras por minuto. Os adultos leem cerca de 290 palavras por minuto. As crianças olham para as palavras com mais frequência e por mais tempo do que os adultos. Elas também são mais propensas a reler palavras do que os adultos. Estas diferenças tornam-se menores à medida que as crianças crescem, sugerindo que as crianças melhoram a leitura à medida que crescem, o que parece óbvio – mas em que é que estão exatamente melhorando?
Uma possibilidade é que as crianças melhorem o reconhecimento de palavras escritas e a compreensão do que leem. Em outras palavras, as habilidades linguísticas das crianças melhoram. Outra possibilidade é que as crianças melhorem os movimentos dos olhos com rapidez e precisão. Em outras palavras, as crianças melhoram o controle dos movimentos oculares.
Alguns programas de computador podem ajudar os cientistas a decidir qual explicação é correta. Esses programas de computador são como um robô que lê. O robô conhece todas as coisas que tornam a leitura mais fácil ou mais difícil. Se os cientistas disserem ao programa de computador que algo (como a linguagem) é mais importante do que outra coisa (como o controle dos movimentos oculares), eles poderão ver o que isso faz com os movimentos oculares do robô. Depois, eles podem comparar os movimentos oculares do robô com os movimentos oculares de pessoas reais.
Este tipo de estudo sugere que os movimentos oculares das crianças são diferentes dos movimentos dos adultos, principalmente porque as crianças tiveram menos oportunidades de desenvolver as suas competências linguísticas [5]. Então, o que isso significa para você? Quanto mais palavras você aprender, melhor (e mais rápida) será sua leitura. Uma das melhores maneiras de ler mais rápido e melhor é ler mais!
Resumo
Os movimentos oculares dão aos cientistas uma janela fascinante para a leitura enquanto ela acontece. Os movimentos oculares são úteis porque são muito bons em dizer aos cientistas quando a leitura é fácil ou difícil de fazer. Agora que você sabe como e por que seus olhos se movem, você pode pensar nisso na próxima vez que estiver lendo na escola ou em casa. E lembre-se, com um pouco mais de prática, em poucos anos você estará lendo tão bem e tão rapidamente quanto seus professores.
Glossário
Fóvea: A pequena área no meio da visão do leitor que permite que ele veja claramente.
Parafóvea: A área à esquerda e à direita da fóvea. As letras na parafóvea estão um pouco borradas, mas ainda são úteis durante a leitura.
Periferia: A área além da parafóvea. Sua visão periférica está muito embaçada e não ajuda muito durante a leitura.
Sacadas: Movimentos oculares curtos e espasmódicos que permitem que os olhos se movam de um ponto a outro.
Fixação: O período de tempo entre as sacadas em que os olhos param de se mover.
Pular: Uma palavra é pulada durante a leitura quando não está fixada.
Regressões: Movimentos oculares para trás (da direita para a esquerda, em português) que permitem ao leitor reler partes difíceis de uma frase.
Conflito de interesses
Os autores declaram que a pesquisa foi realizada na ausência de quaisquer relações comerciais ou financeiras que pudessem ser interpretadas como potencial conflito de interesses.
Agradecimentos
Este trabalho foi apoiado por uma bolsa do Australian Research Council (DP200100311) para EDR, EB e AC.
Referências
[1] Schotter, E. R., Angele, B., e Rayner, K. 2012. Parafoveal processing in reading. Atten. Percept. Psychophys. 74:5–35. doi: 10.3758/s13414-011-0219-2
[2] Rayner, K. 2009. The 35th sir Frederick Bartlett lecture: eye movements and attention in reading, scene perception, and visual search. Q. J. Exp. Psychol. 62:1457–506. doi: 10.1080/17470210902816461
[3] Rayner, K., Ashby, J., Pollatsek, A., e Reichle, E. D. 2004. The effects of frequency and predictability on eye fixations in reading: implications for the E-Z reader model. J. Exp. Psychol. Hum. Percept. Perform. 30:720–32. doi: 10.1037/0096-1523.30.4.720
[4] Blythe, H. I., e Joseph, H. S. S. L. 2011. Children’s Eye Movements During Reading. University Press. Available online at: http://oxfordhandbooks.com/view/10.1093/oxfordhb/9780199539789.001.0001/oxfordhb-9780199539789-e-036 (acessado em 25 de Fevereiro de 2019).
[5] Reichle, E. D., Liversedge, S. P., Drieghe, D., Blythe, H. I., Joseph, H. S. S. L., White, S. J., et al. 2013. Using E-Z reader to examine the concurrent development of eye-movement control and reading skill. Dev. Rev. 33:110–49. doi: 10.1016/j.dr.2013.03.001
Citação
Wegener S, Yu L, Reichle ED, Beyersmann E, Parrila R e Castles A (2023) Eye Movements During Reading. Front. Young Minds. 11:769381. doi: 10.3389/frym.2023.769381
Editor
Mentores científicos
Kirthana Kunikullaya U , Jean Liu
Datas de publicação
Enviado: 1º de setembro de 2021; Aceito: 12 de janeiro de 2023; Publicado on-line: 2 de fevereiro de 2023.
Este é um artigo de acesso aberto distribuído sob os termos da Creative Commons Attribution License (CC BY). O uso, distribuição ou reprodução em outros fóruns é permitido, desde que o(s) autor(es) original(is) e o(s) proprietário(s) dos direitos autorais sejam creditados e que a publicação original nesta revista seja citada, de acordo com a prática acadêmica aceita. Não é permitido nenhum uso, distribuição ou reprodução que não esteja em conformidade com estes termos.
Encontrou alguma informação errada neste texto?
Entre em contato conosco pelo e-mail:
parajovens@unesp.br